A vereadora Roberta Leitão (Progressistas) foi à tribuna da Câmara de Santa Maria na sessão desta terça-feira (16) para falar sobre uma discussão entre ela e o vereador Ricardo Blattes (PT). Ela relatou ter sido ofendida pelo petista, que exigiu que ela colocasse máscara em uma reunião, na semana passada.
Usando um “x” em vermelho na palma da mão (usado por mulheres vítimas de violência doméstica para pedir socorro), Roberta reiterou conteúdo de uma nota do PP, que acusou o vereador de “machista”.
Roberta também foi à tribuna com um esparadrapo na boca para simbolizar a “mordaça”, que, segundo ela, foi imposta na última sessão, quando não conseguiu falar sobre o assunto por falta de quorum.
Vereadora passa mal após discussão, PP divulga nota e vereador rebate
Vereadora alega que tem asma e passa mal com máscara
Sobre o fato de não querer usar máscara, Roberta Leitão afirmou que sofre de um problema crônico de asma e que o equipamento de proteção a faz passar mal. (confira, abaixo, a íntegra da sessão desta terça-feira).
A parlamentar também falou sobre o fato de ser a única dos 21 vereadores que não se vacinou contra a Covid-19, afirmando ser imune ao novo coronavirus, causador da doença.
“Tenho um exame sorológico que comprova que eu sou imune à Covid. Eu não sei se mais alguém consegue comprovar essa condição de imunidade, mas eu consigo”, disse a vereadora, afirmando que, ao contrário do que disse Blattes, ela não coloca a saúde e a vida de ninguém em risco.
Ainda em sua fala, Roberta disse que Blattes debochou do seu sobrenome e afirmou que ela “envergonhava” o Parlamento. Ao concluir, Roberta criticou a postura do PT por ter divulgado nota em apoio ao vereador. A vereadora disse que teve uma crise de asma após a reunião, o que a fez desmaiar, colocando sua vida em risco.
MPF vai à Justiça por passaporte sanitário em eventos da Lei Rouanet
Petista evita o confronto e rebate PP
Blattes deixou para usar a tribuna no final da sessão. Porém, o petista preferiu não responder diretamente à vereadora, mas sim ao partido dela.
Segundo Blattes, há “negacionistas” que seguem o presidente Jair Bolsonaro. O vereador já havia, anteriormente, chamado Roberta de negacionista por não querer usar máscara e não se vacinar.
“Quando falo em negacionista, não é só pela vacina”, afirmou, ressaltando que o partido da vereadora “é da turma que não se incomoda com o desemprego que atinge 15 milhões de pessoas”.
Da mesma forma, segundo Blattes, a bancada do Progressistas não fala do preço do botijão do gás, da gasolina “nas alturas”, do preço da energia elétrica e do desmatamento’. Por fim, o vereador encerrou fazendo uma defesa do PT como partido que busca soluções e recursos para Santa Maria.