O general da reserva Geraldo Antônio Miotto, ex-comandante da 3ª Divisão de Exército (DE), em Santa Maria e do Comando Militar do Sul, é mais uma vítima fatal da Covid-19, doença que já matou 212.831 brasileiros, sendo que 1.340 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas.
Segundo informou o governo do Estado, Miotto morreu na noite desta quarta-feira (20), por volta das 18h30min, em Porto Alegre.
Para conter pandemia, RS teria que vacinar 7 em cada 10 gaúchos
Militar lutava contra a Covid desde 1º de dezembro
O militar, de 65 anos, estava hospitalizado desde 1º de dezembro do ano passado. Ele passou por dois hospitais militares antes de ser transferido para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Miotto nasceu em 20 de março de 1955, em São Marcos, na serra gaúcha. Ingressou no Exército em 28 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX), em Campinas (SP).
Durante a sua carreira, ocupou os cargos de comandante militar da Amazônia (2016-2018) e comandante militar do Sul (2018-2020).
Dono da Havan está internado com Covid
Militar ajudou na força tarefa de socorro a vítimas da Kiss
Miotto morou na Capital dos Blindados nos anos de 2013 e 2014. Em sua gestão, o comandante abriu as portas da DE para a imprensa e outros segmentos, afirmando que o Exército deveria estar aberto à comunidade.
No seu primeiro ano como morador da cidade, Miotto fez parte da mobilização para atender vítimas e familiares da tragédia da boate Kiss, que incendiou na madrugada de 27 de janeiro de 2013, matando 242 pessoas e ferindo mais de 600.
A trajetória de Tarso Teixeira, ruralista gaúcho que morreu de Covid
DE e Comando Militar do Sul divulgam notas
A 3ª DE, em Santa Maria, também conhecida como Divisão Encouraçada, divulgou nota de pesar em sua página no Facebook.
“Armas em Funeral: O Comando da 3ª Divisão de Exército lamenta informar o falecimento seu Ex Comandante, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, antigo comandante da Divisão Encouraçada , nos anos de 2013 e 2014. Ao ilustre Líder, a nossa melhor continência!”, diz a nota da organização militar no Facebook.
Em sua página no Facebook, o Comando Militar do Sul (CMS) comunicado e uma nota lamentando a morte do seu ex-comandante.
“O Comando Militar do Sul (CMS) informa, com pesar e muita tristeza, o falecimento do General de Exército Geraldo Antonio MIOTTO, antigo Comandante Militar do Sul”, diz o comunicado.
“Comprar vacina não é tão simples assim”, diz prefeito que preside consórcio
Governador também se solidariza
O governador Eduardo Leite (PSDB), manifestou seu pesar em nota publicada no site do governo do Estado.
“Lamento profundamente o falecimento do general Geraldo Miotto, ocorrido hoje. Antes de deixar o Comando Militar do Sul, Miotto ofereceu apoio reiteradas vezes para o enfrentamento à Covid-19, doença que o vitimou, e para ações de interesse do Rio Grande do Sul. Meus sentimentos aos amigos e familiares pela perda irreparável”, afirmou o governador.
Conforme a CMS, o velório será realizado nesta quinta-feira (21), das 10h às 14h, em São Marcos, onde ocorrerá o sepultamento.